Como vencer a celulite?

on domingo, 20 março 2016.

Como vencer a celulite?

Como vencer a celulite?

 

Como a celulite é uma inflamação no tecido adiposo, será importante actuar em três pontos fundamentais:

 

  1. Realizar um plano drenante;
  2. Combater a inflamação;
  3. Regular o trânsito intestinal.

 

No primeiro e no segundo ponto deverá tentar realizar um plano alimentar, procurando manter a sua massa muscular, usando alimentos com potencial anti-inflamatório.

 

Evite comer hidratos de carbono com farinhas refinadas, optando por versões integrais ou menos refinadas, os alimentos doces ou salgados deverão também ser evitados.

 

Comece por substituir a bebida do seu pequeno-almoço por chá frio ou quente ou água com sabor (poderá adicionar casca de limão ou de laranja, hortelã ou manjericão e gengibre) e acompanhar com pão escuro, de mistura ou centeio, com queijo magro ou outra proteína magra à sua escolha ou cereais de aveia com iogurte magro.

 

A meio da manhã coma uma peça de fruta (ou 1 colher de sobremesa de frutos vermelhos) com um iogurte magro, caso almoce muito tarde, poderá somar 1 colher de sopa de cereais simples (aveia) ou 2 tostas extrafinas com queijo magro ou doce.

 

Inicie o almoço com um prato de sopa (sem carne nem peixe ou batata, arroz ou massa) seguida de salada ou legumes cozidos de folha verde escura, passando depois para a carne magra, peixe ou ovo temperados com pimenta de caiena e pouca quantidade de arroz “Basmati”, massa integral ou batata doce, se preferir poderá substituir por leguminosas (feijão, grão, favas, ervilhas ou lentilhas).

 

Ao lanche opte por chá ou águas com sabor e efeito drenante, tostas extrafinas com queijo magro e 1 peça de fruta, assim como gelatina a gosto, caso sinta fome.

 

Ao jantar repita o que sugeri ao almoço, comendo maior quantidade de sopa (conforme o apetite) e legumes, temperados com um fio de azeite em crú, tendo o cuidado de comer com mais frequência peixe (devido ao potencial anti-inflamatório dos ácidos gordos omega-3) e ovos (clara). Reduza gradualmente a quantidade de carne e de hidratos de carbono do seu prato.

 

Na ceia escolha proteínas magras como iogurte, gelatinas e batidos de fruta ou queijos magros e adicione 1 peça de fruta ou 1 colher de sopa de frutos vermelhos.

 

Será fundamental reduzir a quantidade de sal adicionado, substituindo-o por especiarias, ervas aromáticas ou um sal com menor teor de sódio.

Beba no mínimo por dia 1,5l de água natural ou chá com potencial diurético (cavalinha, dente-de-leão, hibisco, folha de abacate, funcho, alcachofra) ou águas com sabor (como sugerido no pequeno-almoço).

Em seguida deixo-lhe uma lista de alimentos com potencial anti-inflamatório e/ou diurético que poderão ajudá-la a combater a celulite:

 

 Legumes verdes escuros;  Algas, em especial a alga Dulce (que poderá adicionar numa sopa);
Gengibre; Frutos vermelhos;
Ananás; Frutas cítricas com vitamina C (limão, laranja, kiwi);
Melancia; Chás diuréticos;
Azeite; Pimenta de caiena
Café;  Usar sal com menor teor de sódio e com mais potássio;
Canela;  Alimentos ricos em ácidos gordos ómega-3 (peixes de águas profundas ou  frutos secos, como a noz)
Tomate; Iogurte;
Cenoura; Gelatina magra.

 

Como a celulite é causada por vários factores, para eliminá-la não basta adequar a alimentação e a hidratação, será também importante seguir um tratamento completo, recorrendo ao uso de cremes, massagens e exercícios para activar a circulação sanguínea e linfática e, deste modo aumentar a firmeza das pernas e dos glúteos.

TOP