Nutrientes nos produtos hortícolas

Written by Dra. Paula Beirão Valente on sábado, 16 janeiro 2016.

Nutrientes nos produtos hortícolas

Nutrientes nos produtos hortícolas

Quando falamos de frutas, legumes e hortaliças é indiscutível a relação directa com uma alimentação saudável.

Os hortofrutícolas fornecem minerais, vitaminas e a fibra. Esta riqueza de micronutrientes conjugada com valores calóricos  baixos confere-lhes a “fama” nutricional pelo que são reconhecidos.

As vitaminas estão subdivididas em 2 grupos, as lipossolúveis e as hidrossolúveis distinguindo-se pela forma como são assimiladas.As primeiras precisam de gordura para serem absorvidas e são armazenadas no nosso organismo. As segundas são facilmente excretadas pela urina.

São poucas as vitaminas do Complexo B que se encontram  nos hortofrutícolas contudo as mais representativas são a Niacina (B3), Piridoxina (B6),Biotina (B8) e o Ácido Fólico (B9).

Os cogumelos e os pêssegos, contém niacina que actua na reparação do DNA. A cebola, a couve-de-Bruxelas, a banana e a romã são alguns dos alimentos onde podemos encontrar Piridoxina. Esta actua na formação dos glóbulos vermelhos e na produção de alguns neurotransmissores.

Conseguimos encontrar Biotina nos espinafres, espargos e morangos e esta desempenha um importante papel nos processos metabólicos das proteínas e dos hidratos de carbono assim como na produção e oxidação de ácidos gordos.

O ácido fólico  é essencial no desenvolvimento e funcionamento do sistema nervoso e da medula óssea, por isso o seu consumo deverá aumentar durante a gravidez. Nas frutas, o morango é o mais rico e nas hortícolas o agrião assume o pódio.

A Vitamina K participa na coagulação sanguínea evitando hemorragias e facilitando a cicatrização de feridas. Está presente sobretudo em legumes verdes como os brócolos e os espargos.

Sobre o Autor

Dra. Paula Beirão Valente

Dra. Paula Beirão Valente

Mestre em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra;

Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto;
 
TOP