Dióspiro

Dióspiro

3.3/5 pontuação (3 votos)

Descrição

O diospiro é um fruto de Outono, muito rico em antioxidantes, em vitamina A, em vitamina C e em potássio. É também um alimento diurético adequado para evitar a retenção de líquidos e a hipertensão arterial.

 

Características:

Como fruto, o dióspiro é composto sobretudo por por fibras, vitaminas e minerais com grande poder antioxidante. É das frutas que apresenta maior concentração de carotenos e de taninos (fitoquímicos idênticos aos encontrados no vinho e no chá com capacidade protectora relativamente a alguns tipos de cancro e de doenças cardiovasculares). A concentração de taninos neste fruto é directamente responsável pelas suas caractarísticas adstringentes.

 

Benefícios para a saúde: 

O dióspiro contém pectina (uma fibra solúvel) que quando fermentada, liberta ácidos gordos de cadeia curta, responsáveis pelo controlo da glicémia e dos níveis de colesterol sanguíneo. As elevadas concentrações em potássio e água, atribuem ao diospiro um efeito vantajoso no controlo da tensão arterial, no equilíbrio dos fluídos do corpo e na contração muscular. No entanto, o consumo deste fruto é desaconselhado para insuficientes renais, uma vez que esta patologia implica a restrição de potássio.

 

Composição nutricional:

 

 

 

Dióspiro

Quantidade por 100 gr

Hidratos de carbono

14,8 gr

Lípidos

0 gr

Proteínas

0.6 gr

Fibras

1.5 gr

Vitamina C

3 mg

Vitamina B1

0.03 mg

Vitamina B2

0.02 mg

Vitamina B3

0.3 mg

Vitamina B6

0.04 mg

Vitamina A

177 μg

Potássio

228 mg

Magnésio

7 mg

Fósforo

13 mg

Cálcio

10 mg

Sódio

5 mg

Zinco

0.1 mg

Ferro

0.2 mg

 

 

 

Partilhar esta informação

TOP